yoga-nidra

Yoga Nidra – Como funciona esse Relaxamento de Yoga?

Também conhecida como Sono Yogui, a Yoga Nidra consiste numa prática que tem por objetivo propiciar um “Sono Profundo”, eliminando as imagens que incessantemente invadem nossa mente.

Para os mestres de yoga, quando há imagens na mente, o indivíduo está em estado Desperto ou de Sonho. É importante ressaltar que o Yoga Nidra está relacionado a um estado de Sono Profundo consciente.

Este tipo de yoga é bastante antigo, no entanto, pouco conhecido pela maioria da população.

Como funciona o Yoga Nidra?

A técnica utilizada durante a prática da Yoga Nidra consiste na meditação ou relaxamento, poderosos instrumentos para redução dos níveis de tensão e ansiedade.

O objetivo é conduzir o indivíduo a um estado de sono profundo consciente, sem que a mente seja “bombardeada” por excessivos pensamentos, sejam eles bons ou ruins.

De acordo com os mestres, por meio do relaxamento profundo da mente, o corpo também poderá receber a harmonia necessária para o seu equilíbrio.

Muito além do pleno relaxamento mental, o Yoga Nidra também atua nos processos de cura física, mental, emocional e espiritual, proporcionando alívio de dores corporais e problemas de ordem emocional, tais como depressão.

Esse tipo de Yoga conduz o adepto a um ponto de equilíbrio, fazendo com que ele trabalhe o desapego com relação ao mundo externo, atingindo o seu despertar interior.

yoga-nidra-relaxamento

 

Benefícios do Yoga Nidra

O estado de relaxamento máximo proporcionado pelo Yoga Nidra oferece uma profunda revitalização e regeneração do corpo em virtude da agradável sensação de paz interior.

Quanto aos benefícios para a saúde mental e emocional, esta prática desenvolve no indivíduo o poder de transformar crenças negativas em positivas, atuando no mais profundo do Ser.

A mudança de pensamento faz com que seja possível obter uma enorme melhora da saúde como um todo, propiciando uma sensação de maior contentamento no dia a dia.

Com base em pesquisas científicas, elaboradas por diversos profissionais da área médica, foi comprovado que a prática regular de Yoga Nidra é capaz de prevenir diversos tipos de doenças.

Isso ocorre por meio do fortalecimento do sistema imunológico do praticante, agindo também na facilitação quanto à cura de muitas doenças.

Logo, esta terapia atua no tratamento de problemas cardiovasculares, psicossomáticos, hipertensão, infecções, insônia e até mesmo casos de esclerose múltipla.

Além de todos os benefícios proporcionados por esse tipo de Yoga, ela também é muito fácil de ser realizada, não exigindo posturas (asanas) ou técnicas de respiração (pranayamas) muito complexos.

Como funciona?

A Yoga Nidra se pratica com o corpo deitado em uma posição confortável e completamente relaxado. Não há gasto de energia ou tensão de qualquer espécie.

O grande intuito é proporcionar um intenso relaxamento por meio da técnica de “esvaziar” a mente, levando o indivíduo a um estado de pleno equilíbrio e harmonia.

Sobretudo nos dias atuais, onde a sociedade passa por diversos problemas nos mais variados aspectos, para manter a saúde da mente e do corpo, é indispensável que as pessoas busquem cada vez mais por métodos capazes de proporcionar maior serenidade para os indivíduos.

Desta maneira, a Yoga Nidra se apresenta como uma das práticas mais recomendadas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *