yoga-simbolo-om

Símbolo om ou “aum” – Significado no Yoga

O símbolo om possui suas bases em crenças milenares, sendo considerado sagrado no hinduísmo.

Ele tem suas origens no sânscrito onde a sílaba om significa: “Aquilo que protege, sustenta.” É considerado também o som mais próximo da palavra divina, originando todas as demais.

De acordo com Mandukya Upanishad, om corresponde à menção do que existiu, existe e sempre existirá. Logo, significa dizer que, a partir deste símbolo, “todo o Universo se cria, se conserva e se dissolve.”

O símbolo om é um dos primeiros e mais sagrados na Índia devido à descrição visual deste poderoso som cósmico que condensa as três principais divindades: Brahma (criador), Vishnu (reformador) e Shiva (destruidor).

Para um entendimento mais profundo quanto a este poderoso símbolo, é preciso mencionar que ele é composto de três sílabas combinadas em uma. No sânscrito, a vogal “o” refere-se a um ditongo formado por a+u. Por esta razão, o OM é escrito de forma representativa como AUM.

As curvas do Símbolo om

simbolo-om

O símbolo é composto por três curvas principais, um semicírculo e um ponto. A curva maior refere-se a um estado de vigília, denotando a consciência voltada para o interior por meio dos portões dos sentidos.

A expressividade no tamanho desta curva refere-se ao fato deste estado de vigília ser o mais comum na consciência humana.

A curva de cima trata sobre o estado de sono profundo ou inconsciência. Já a terceira curva (localizada entre o estado de vigília e o sono profundo) significa do estado de sonho.

Este estado de sonho corresponde à consciência do indivíduo voltada para o interior, contemplando uma visão sonhadora do mundo.

Já o ponto, simboliza o quarto estado da consciência, que em sânscrito significa turiya. Este estado de consciência diz respeito à volta para a quietude de toda existência relativa.

Este estado de silêncio e pacifismo consiste no alvo absoluto de toda atividade espiritual.

O semicírculo do símbolo om simboliza Maya e separa o ponto das outras curvas. Desta maneira, de acordo com as crenças milenares, a ilusão de Maya é o que nos previne quanto à realização dos mais elevados estados de bem-aventurança.

O fato do semicírculo estar aberto no topo e não tocar o ponto, corresponde a dizer que este estado mais elevado não pode ser afetado por Maya, sendo que Maya afeta somente o fenômeno manifestado.

O símbolo om na Yoga

O om é um símbolo universal do Yoga. Toda sua força reside no traçado yântrico assim como toda energia manifestada por sua tradição milenar impregnada no inconsciente coletivo pelos hindus que o sacralizaram por gerações, fortalecendo ainda mais a egrégora do om.

Atualmente, o símbolo om é muito usado em tatuagens, medalhas, estampas de camisetas etc. Entretanto, embora seja cada vez mais difundido, a grande maioria das pessoas não conhece suas origens.

Por todo significado atribuído a este símbolo, fica muito clara a sintonia que ele proporciona com uma vibração que transcende a matéria, colocando os indivíduos em contato com as forças universais contidas nele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *