posicoes-de-yoga

Posições de Yoga – As principais Posturas para Iniciantes (com Fotos)

Não é novidade que a prática de Yoga tem ganhado cada vez mais adeptos pelo fato dela proporcionar imenso bem-estar tanto para o corpo quanto para a mente, fornecendo a energia necessária para uma melhor qualidade de vida.

Isso é conquistado pelo fato das posições de Yoga consistirem numa das alternativas mais eficazes para trabalhar a energia do corpo. Para saber mais detalhes sobre cada uma delas, acompanhe nosso post.

 

Principais posições de Yoga

Abaixo apresentamos algumas das principais posições de Yoga:

Posição “Dobra para frente”

dobra-para-frente-posicao-yoga

Esta posição de yoga consiste em, com as pernas abertas e joelhos levemente flexionados, abaixar todo o tronco até o chão. É necessário que a coluna se mantenha reta e alinhada ao quadril.

Os cotovelos devem ser dobrados em um ângulo de 90 graus e os calcanhares deverão ser envolvidos com as mãos. É necessário que o praticante respire profundamente enquanto se mantém nesta posição por aproximadamente 15 segundos. A postura é muito recomendada para fortalecer a base do corpo.

Balanceamento de mesa (Catushpada Pitham)

urdhva-dhanurasana-posicao-mesa

O grande segredo deste exercício é concentrar a força no abdômen. Para realizar esta postura, o praticante deverá ficar de quatro, levantar o braço direito para frente e esticar a perna esquerda para trás. Os ombros e quadris devem ser mantidos nivelados. Trata-se de uma das posições de Yoga utilizadas para manter o equilíbrio e a coordenação do corpo.

Posição da Cobra (Ardha Bhujangasana)

cobra-posicao-yoga

Consiste numa das posturas mais conhecidas na yoga. Para efetuá-la, é necessário que o praticante deite de barriga para baixo e coloque as mãos no chão ao lado do peito.

Os peitos dos pés, pernas, quadris e barrigas devem ficar juntos ao chão. As costas devem ser alongadas com cuidado, percebendo a coluna alongando-se do cóccix até a cabeça.

Enquanto estiver nesta posição é preciso inspirar o ar profundamente e soltá-lo pela boca, evitando que os pulmões fiquem compactados. Este exercício é ideal para obter o fortalecimento e flexibilidade na parte superior das costas.

Posição da Criança (Balasana)

posicoes_de_yoga-balasana

Esta posição de Yoga, popularmente chamada de criança, é realizada colocando os joelhos no chão e sentando-se sobre os calcanhares. É necessário esticar os braços para trás, mantendo-os junto ao corpo e levando a palma das mãos ao lado dos pés. A testa deve ficar relaxada e em contato com o chão.

Esta postura é bastante reparadora e relaxante, muito indicada para amenizar momentos de tensão ou falta de foco.

 

Posição da Canoa (Naukasana)

naukasana-postura-yoga-posicao

Para fazer esta postura é preciso sentar no chão, esticar a coluna e apoiar todo peso do corpo nos ossos do bumbum.

A coluna deverá ser mantida ereta em um ângulo de 45 graus, e o rosto, de tal forma, que os olhos fiquem olhando para frente.

As pernas deverão ser levantadas até o máximo que o praticante conseguir, procurando manter os joelhos sempre esticados.

Para que seja mais fácil manter o equilíbrio, os braços poderão ser esticados para frente, na direção dos joelhos. Vale ressaltar que durante o exercício, é preciso manter-se respirando e sem curvar a coluna.

A posição de canoa tem por objetivo fortalecer e enrijecer os músculos do abdômen.

 

Ataque baixo

posicao-yoga-ataque-baixo

Esta é uma das posições de Yoga que visam trabalhar as coxas, peito e virilha. É interessante enfatizar que para os iniciantes da prática, é recomendado manter as mãos no chão até possuir maior flexibilidade para realizar o movimento das mãos em frente ao peito.

Para fazer esse exercício é preciso dobrar a perna direita para frente, atingindo um ângulo de 90 graus entre a coxa e a panturrilha.

Depois disso, a perna direita deve ser esticada para trás, mantendo apoiados no chão o joelho e inferior da perna, alongando toda parte posterior da coxa.

Os quadris deverão ser empurrados para baixo e os braços levantados em direção à cabeça, deixando todos os dedos abertos e espaçados.

A princípio, é normal que os adeptos tenham uma certa dificuldade ao executar pelas primeiras vezes as posições de Yoga, entretanto, aos poucos a prática vai se tornando cada vez mais simples e natural para todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *