Mudras no Yoga – Poder da Cura e da Proteção – O que é?

Os chamados mudras consistem nos gestos que possibilitam a sintonia plena com a energia do Universo. Estes gestos são utilizados durante a prática de Yoga, uma das mais conhecidas do mundo.

De acordo com as bases da Yoga, esta sintonia significa a chave para aquisição do equilíbrio físico e energético, proporcionando bem-estar e manutenção da saúde.

Para conhecer um pouco mais sobre estes poderosos gestos, falaremos com mais detalhes a respeito dos mudras. Acompanhe!

Origem das Mudras

Não há como atribuir a origem dos mudras a um único povo, já que estes gestos são amplamente utilizados nas principais culturas antigas, desde a hindu, budista e cristã, inclusive com representação em estátuas e pinturas.

Quanto ao profundo significado dos mudras, ele é baseado na crença de que as mãos refletem todo corpo, sendo que cada área da mão possui uma simbologia ainda mais específica.

Por este motivo, cada mudr possui uma determinada interpretação, tomando por base uma série de conhecimentos milenares quanto aos movimentos das mãos em conexão com as energias universais.

Principais Mudras

Pelo fato dos mudras significarem gestos formados com as mãos, as possibilidades são infinitas. No entanto, iremos nos atentar quanto àqueles que são mais conhecidos.

Ushas mudra

ushas-mudra

Trata-se de um mudra renovador, contribuindo para o revigoramento das energias e desenvolvimento da criatividade. Ele também atua harmonizando o sistema hormonal.

Para fazer: Basta unir as mãos e cruzar os dedos de forma relaxada. As mãos devem ser mantidas numa altura a 2 ou 3 dedos abaixo do umbigo.

Apan Mudra

apan-mudra

É também conhecido como mudra de energia pelo fato de fazer um ponto muito específico, favorecendo a concentração da mesma. Ele está relacionado com o fígado e é bastante utilizado também na aplicação de Reiki.

Para fazer: É preciso ligar os dedos polegar, anelar e o do meio, mantendo os outros dois esticados.

Durante a meditação, este mudra pode ser feito ao mesmo tempo em que se olha para o céu. Esta ação consiste numa poderosa técnica para captar energias universais.

Jnyana Mudra

jnana_mudra_1

Consiste em um dos símbolos mais conhecidos no que diz respeito aos mudras. Associado à meditação, está representado na maioria das estátuas e pinturas de Buda.

Este gesto significa a chave que abre a porta rumo ao conhecimento e à sabedoria.

Para fazer: Basta unir o dedo indicador e o polegar, mantendo os dedos esticados.

Atmanjali Mudra

atmanjali-mudra

Este também consiste em um dos mudras mais conhecidos pela população. Ele é universalmente utilizado para saudações e também está muito associado à ação de orar ou meditar.

Trata-se de um gesto de amor e respeito pelo semelhante, possuindo íntima relação com o chakra do coração.

Para fazer: Unir as duas palmas das mãos, mantendo uma mão junto à outra de forma simétrica na altura do peito.

Pratique!

Após conhecermos um pouco mais sobre os principais mudras, fica fácil compreender todo poder destes gestos. Cada um deles possui significado milenar e com toda certeza exercem um papel fundamental para o equilíbrio do corpo e da mente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *