iyengar-yoga

Iyengar Yoga – Quais os Benefícios? Como é a aula e o que É?

O nome Iyengar Yoga diz respeito ao sobrenome de Bellur Krishnamachar Sundararaja Iyengar, quem por sua vez sistematizou mais de 200 asanas (posturas) e 14 pranayamas (exercícios de respiração).

O que motivou Iyengar a organizar estas informações foram as graves doenças pelas quais ele passou quando era jovem, o que resultou no seu interesse em iniciar a prática para uso terapêutico.

Os ensinamentos foram divulgados no ano de 1966 no seu livro “Luz no Yoga”, já traduzido em 18 línguas.

Iyengar Yoga – Benefícios

A curto prazo, a prática terapêutica da Iyengar Yoga proporciona inúmeros benefícios para a mente, entre eles a aquisição da consciência corporal detalhada e estado de paz interior, trazendo imenso bem-estar físico e mental.

Ainda com relação aos benefícios do Iyengar Yoga para a mente, ele oferece o aumento da concentração, estabilidade emocional e maior autonomia.

No que diz respeito aos benefícios de longo prazo, a Iyengar Yoga pode proporcionar muito mais flexibilidade, resistência e força para o corpo, tornando-o mais resistente às lesões.

Inclusive, a prática também melhora a postura e energiza o corpo, fazendo com que o adepto se sinta muito mais disposto para suas atividades cotidianas.

Além disso, esta prática propicia um amplo conhecimento sobre anatomia, fisiologia e postura física, incorporando ao dia a dia dos praticantes uma maior consciência quanto à saúde.

Em suma, o Iyengar Yoga auxilia o indivíduo a desenvolver um corpo firme, uma mente harmonizada e uma atitude mais focada e colaborativa, habilidades essenciais para todas as pessoas, sobretudo nos dias de hoje.

 

Como é a aula de Iyengar Yoga?

iyengar-yoga-o-que-e-aula

De forma geral, a aula de Iyengar Yoga possui um ritmo muito agradável, lento, espaçado e de duração prolongada.

Os movimentos propostos são dinâmicos e fluidos com poucas posturas (asanas). O foco da prática consiste em obter uma permanência prolongada de alinhamento da postura, conquistando grandes benefícios.

O grande intuito do método desenvolvido por Iyengar é proporcionar a melhora da saúde do adepto.

Durante as aulas, os instrutores desse tipo de Yoga atuam auxiliando os alunos a ajustar as posturas, levando ao perfeito alinhamento delas.

As aulas são elaboradas de acordo com o nível da turma e de cada praticante individualmente.

Quem pode praticar Iyengar Yoga?

O Iyengar Yoga não oferece restrições, podendo ser praticado tanto por pessoas acostumadas a fazer atividades físicas ou esportes quanto aquelas que possuem uma vida sedentária ou apresentam problemas de postura, restrições físicas ou alguns tipos de lesões.

Os professores deste tipo de yoga desenvolvem posturas adaptadas para auxiliar as pessoas que sofrem de algumas limitações físicas, respeitando o limite de cada aluno e contribuindo para a cura ou alívio de muitas lesões.

Para oferecer pleno suporte aos alunos, os instrutores trabalham com o uso de apoios que favorecem o conforto e melhor desempenho durante a aula.

São disponibilizados cintos, pranchas, almofadas e cadeiras que contribuem para estabelecer as melhores posturas, sempre com o objetivo de respeitar as condições físicas de cada praticante, proporcionando o equilíbrio necessário para eles.

Logo, é possível concluir que a prática da Iyengar Yoga pode oferecer diversos benefícios para a saúde, tornando-se um dos métodos terapêuticos mais eficientes na busca pela harmonia do corpo e da mente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *