chakras

Chakras – Os 7 Principais e Seus Significados

O Chakra, de acordo com a filosofia iogue, consiste no centro energético localizado em algumas partes específicas do nosso corpo, sendo responsáveis pela distribuição da energia que abrange órgãos e sistemas.

Ao todo, o corpo possui 7 Chakras, que são: Coronário, Frontal, Laríngeo, Cardíaco, Umbilical, Sexual e Básico.

Para que seja possível conhecer melhor cada um deles e sua importância para a nossa saúde, trataremos com mais detalhes sobre cada Chakra. Confira!

7-chakras

 

Chakra Coronário ou da Coroa (SAHASRARA)

chakra-coronario

Está localizado na região central do topo da cabeça, sendo responsável pela revitalização do cérebro e por estimular a consciência para o infinito.

Este Chakra está relacionado com o padrão energético geral de cada indivíduo, disseminando energia para os demais Chakras do corpo.

Em termos mais científicos, o Coronário está relacionado à glândula pineal ou epífise, que fica no centro da cabeça e interfere em todas as outras glândulas do corpo.

Também muito conhecido como Chakra da Coroa, o Coronário, de acordo com a filosofia iogue, tem por missão receber a luz divina, dinamizando a percepção a nível espiritual.

Chakra Frontal ou Terceiro Olho (AJNA)

chakra-frontal

Bastante conhecido como “o terceiro olho”, este Chakra está localizado na testa, entre as sobrancelhas, estando vinculado à glândula pituitária ou hipófise.

Este Chakra controla os demais, oferecendo comandos para todo o corpo.  No lobo frontal, onde o Chakra está, são manifestados nosso senso lógico, capacidade de raciocínio e aprendizagem, observação apurada e intuição.

Chakra Laríngeo ou da Garganta (VISHUDDHA)

chakra-laringeo

O Chakra Laríngeo está ligado à uma das glândulas mais conhecidas e importantes para o bom funcionamento do nosso corpo: A tireoide.

Ele está localizado na garganta, influenciando enormemente na comunicação, expressão de ideias e finalização de projetos. Quanto à saúde do corpo, ele interfere bastante na garganta e demais vias respiratórias.

É interessante ressaltar que, de acordo com iogues, nossas mãos e braços são extensões físicas deste Chakra, pois é com eles que podemos trazer nossas ideias para o plano da matéria.

Chakra Cardíaco ou do Coração (ANAHATA)

chakra-cardiaco

Como o próprio nome já sugere, o Chakra Cardíaco fica no centro do peito, na região do coração. É importante frisar que ele não está no coração, mas na região ocupada por esta grande máquina do nosso corpo.

É definido como o “centro do amor” e canal de manifestação dos sentimentos. Por esta razão, está relacionado à harmonia, ao amor universal, ao altruísmo e compaixão para consigo próprio e para com todos os seres do planeta.

Fisicamente, o Chakra Cardíaco cuida da energização do sistema cardiorrespiratório, assim como é responsável por fortalecer o sistema imunológico.

Chakra Umbilical ou Plexo Polar(MANIPURA)

chakra-plexo-solar

Este Chakra está localizado a dois dedos acima do umbigo, estando relacionado ao pâncreas.

Neste centro de força, ficam retidas as emoções mais densas, tais como a raiva, medo, tristeza, rancor, angústia e até mesmo ansiedade. Trata-se de um dos chakras que mais necessitam de harmonização, já que todos nós, estamos altamente suscetíveis a estas emoções.

Chakra Sexual ou Esplênico (SVADHISTHANA)

chakra-esplenico

Este Chakra fica localizado na região do baixo ventre e está fisicamente ligado às gônadas (testículos) no caso dos homens, e ovários, no caso nas mulheres.

É responsável pela procriação, abrangendo também os aspectos da energia criativa, tão essências também à vida profissional. O Sexual, como o próprio nome sugere, atua durante o sexo, momento máximo de troca de energias.

Chakra Básico ou Raíz (MULADHARA)

chakra-basico

O Chakra Básico está localizado na base da coluna, mais exatamente na região do períneo.

Ele é responsável peça absorção da energia da terra e por estimular a disseminação desta energia pelo corpo todo.

Relacionado às glândulas suprarrenais, este Chakra também atua na liberação do hormônio adrenalina, estimulando nosso instinto de preservação em momentos de perigo ou decisão.

Com todas estas informações sobre cada Chakra, fica mais do que explicado como a harmonização deles pode interferir positivamente na nossa saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *