Kundalini Yoga – Quais os Benefícios da Energia – O que é?

A palavra Kundalini deriva do sânscrito e significa, de forma literal, enroscar-se como uma cobra.

Trata-se de uma potente energia espiritual que se encontra adormecida na base da coluna vertebral do corpo humano.

De acordo com as crenças hindus, quando esta energia é despertada com aspirações espirituais e passa pelos chakras – os chamados centros de força – ela proporciona experiências místicas com vários graus de iluminação.

Energia

A energia kundalini entra no campo energético por meio do chakra básico, reconhecido por absorver as energias da terra.

Para os hindus, tibetanos e taoístas, muito mais que a energia telúrica, a Kundalini consiste na força divina aninhada na base da coluna.

De acordo com a mitologia hindu, a deusa Kundalini Shakti é detentora do poder de gerar a vida, sendo parceira de Shiva, que consiste na força masculina criadora. Logo, a energia Kundalini representa o poder maternal e sexual sagrado da criação.

O que é Kundalini

Em outras palavras, a Kundalini consiste numa força capaz de mover o indivíduo, sendo responsável por desenvolver seus inúmeros potenciais criativos.

A ciência menciona que usamos muito pouco da nossa capacidade cerebral. Entretanto, através da prática de Yoga e despertar desta poderosa energia, torna-se possível alcançar diferentes dimensões do Ser.

Os exercícios de Yoga visam trabalhar a energia Kundalini de forma que o adepto possa usufruir de todos os benefícios proporcionados por ela. Entre eles está o fato do indivíduo ganhar muito mais vitalidade.

kundalini-energia

 

Kundalini Yoga – Benefícios

Entre os inúmeros benefícios quanto ao despertar da Kundalini, está o fato dos indivíduos tornarem-se mais fortes e energeticamente saudáveis.

Esta prática melhora a respiração, a digestão e estimula imensamente a força de vontade nas pessoas, ajudando-as na superação de hábitos prejudiciais, purificando o corpo e ajudando a eliminar as toxinas causadoras de diversas doenças físicas e emocionais.

Além disso, a técnica proporcionará para os adeptos muito mais agilidade e flexibilidade física e mental, atuando na saúde dos músculos e membros, assim como na ativação da memória, rapidez quanto ao aprendizado e muito mais disposição para as atividades cotidianas.

Como despertar a Kundalini?

Uma das maneiras de despertar esta preciosa energia divina presente em todos os seres humanos é através da prática da Kundalini Yoga, fazendo com que esta energia localizada na base da coluna percorra o caminho ascendente dos 7 chakras principais, chegando ao coronário, localizado no topo da cabeça.

De acordo com os princípios desta pratica de Yoga, a energia Kundalini é ativada por meio da prática de asanas, ou seja, determinadas posturas corporais que favorecem este despertar.

Além disso, também são ensinados exercícios respiratórios (pranayama), facilitando a meditação e entoação de mantras universais.

A força da energia

Pelo fato da Kundalini consistir numa energia extremamente poderosa, é indispensável que o seu despertar seja conduzido por mestres de yoga experientes, fazendo com que o adepto tenha plena segurança quanto a cada etapa desse processo.

A ativação dessa energia envolve diversas sensações de ordem física, psicológica e até mesmo extra-sensoriais, já que ela atua em todos os campos do nosso Ser, principalmente no espiritual.

Bem direcionada, esta força proporcionará muito mais saúde e qualidade de vida, fazendo com que seja possível desfrutar de toda alegria de viver, além de possuir muito mais equilíbrio diante de momentos difíceis.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *