ayurveda

Ayurveda – O que é essa Terapia e quais são os Benefícios de Cura

A ayurveda consiste num conjunto de conhecimentos medicinais desenvolvido há mais de 7 mil anos na Índia.

O significado da palavra em sânscrito pode ser traduzido por “ciência da vida”. A importância da Ayurveda é tão grande que até hoje é considerada a medicina oficial na Índia, sendo inclusive difundida para todo planeta.

Para que seja possível conhecer um pouco mais a respeito deste assunto vital para a saúde, iremos abordar todos os detalhes que envolvem estes conhecimentos milenares. Confira!

Princípios da Ayurveda

Os princípios da medicina ayurvedica consistem na crença de que tudo no universo, inclusive o corpo físico, é composto pelos 5 elementos básicos: Espaço ou éter, ar, fogo, água e terra.

Desta forma, de acordo com esta medicina, esses elementos se unem dois a dois formando os humores biológicos, chamados doshas.

Quanto à classificação, espaço e ar geram o dosha Vata. Fogo e água formam o dosha Pitta. Água e terra formam o dosha Kapha. Logo, os doshas consistem nas expressões fisiológicas desses 5 elementos desde que estejam em perfeito equilíbrio. Entretanto, quando há desarmonia entre eles, os mesmos tornam-se uma expressão patológica.

ayurveda-medicina

Os doshas e as doenças a eles relacionadas

Seguindo os princípios da Ayurveda, a cada dosha estão relacionados determinados tipos de doenças ou desequilíbrios. Desta forma, para obter a cura ou alívio de certas enfermidades, torna-se indispensável a harmonização deles.

Dosha Vata (espaço e ar)

Refere-se ao que é frio, leve, seco e ágil. Este dosha atua sobretudo nas funções excretoras e nervosas. No turbo digestivo, está localizado no intestino grosso.

Vata desequilibrado ocasiona aumento de espaço e ar, provocando: Secura, frio, perda de peso, agitação, prisão de ventre, ansiedade, medo, depressão etc.

Além disso, algumas doenças relacionadas ao dosha Vata, estão: Fibromialgia, problemas de coluna, artrose, dores de cabeça, constipação, Parkinson, intestino irritado, transtorno bipolar etc.

Dosha Pitta (fogo e água)

Denota-se ao que é quente, moderado, oleoso e úmido. Este dosha atua principalmente nas funções metabólicas e digestivas. No tubo digestivo, encontra-se no intestino delgado.

Em desequilíbrio, Pitta provoca: Azia, queimação estomacal, fezes soltas, corpo quente, suor excessivo, pele sensível e avermelhada, irritação e agressividade.

Entre as principais doenças relacionadas ao desequilíbrio desse dosha, estão: Úlcera, gastrite, hepatite, diarreia, inflamações, crises de fúria e ciúmes, dores de cabeça e aumento dos níveis de estresse.

Dosha Kapha (água e terra)

Tem relação com o que é pesado, oleoso, úmido, frio e lento. Este dosha atua nas funções estruturais e de lubrificação dos tecidos do corpo.

Kapha em desarmonia gera: Aumento de peso, lentidão, preguiça, secreções, diminuição da velocidade do raciocínio etc.

Com relação às principais doenças causadas por esse desequilíbrio, é possível citar: Diabetes, colesterol, bronquite, tosse com secreção, alergias respiratórias e apego exagerado.

Ayurveda – Benefícios das Ferramentas terapêuticas

A Ayurveda utiliza várias ferramentas terapêuticas com o objetivo de equilibrar os três doshas de forma muito específica de acordo com suas respectivas características, são elas:

  •  Massagens ayurvedica;
  •  Óleos medicinais;
  •  Dieta ayurvedica;
  •  Oleação e sudação;
  •  Fitoterapia;
  •  Terapias purificadoras;
  •  Medicamentos com metais, minerais e pedras preciosas;
  •  Atividade física;
  •  Prática de Yoga e meditação.

A medicina ayurveda apresenta excelentes resultados tanto com relação aos aspectos físicos quanto emocionais, já que somos um: Corpo e mente. Certamente, todo este rico conhecimento oferece inúmeros benefícios para a saúde em todos os níveis.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *