shiatsu

Shiatsu – Benefícios, História e Tudo sobre essa Massagem

Com toda certeza, você já deve ter ouvido falar em Shiatsu. No entanto, poucas pessoas sabem exatamente no que consiste esta técnica de massagem e como ela surgiu.

Por esta razão, resolvemos elencar algumas informações básicas para que você conheça um pouco mais sobre o assunto. Acompanhe!

Shiatsu – A origem

De acordo com muitos registros históricos, o Shiatsu surgiu no Japão há aproximadamente 2000 anos. Sim, trata-se de uma técnica bem antiga.

Esta massagem consiste em aplicar pressão à pele humana apenas os dedos (principalmente os polegares) e palmas das mãos.

Shiatsu – Para quais situações ele é recomendado?

O Shiatsu tem por objetivo corrigir inúmeras disfunções internas do corpo, visando promover a manutenção da saúde assim como auxiliar no tratamento de diversas doenças físicas.

A técnica é aplicada no intuito de estimular determinados canais energéticos do corpo que possuem relação íntima com os órgãos internos.

Desta maneira, o Shiatsu é altamente recomendado para qualquer pessoa que sofra de doenças causadas por desequilíbrios energéticos, sendo uma técnica muito benéfica quanto ao tratamento de:

  • Lesões ou doenças musculares: Tensões, dores, fibromialgia, tendinites, tenossinovites paralisia muscular etc;
  • Doenças respiratórias: Bronquite asmática, sinusite, rinite, gripes e resfriados;
  • Problemas digestivos: Gastrite, cálculos biliares, diarreia ou constipação intestinal;
  • Problemas circulatórios: Hipertensão arterial, arritmia cardíaca, problemas linfáticos e de circulação, varizes etc;
  • Problemas urinários: Cólicas renais, incontinência urinária ou fecal e “bexiga caída”;
  • Doenças no sistema reprodutor: Impotência sexual, frigidez, cólicas menstruais e sintomas da menopausa.

Além de todos estes benefícios, o Shiatsu também proporciona:

  • Relaxamento físico e mental;
  • Combate à depressão e síndrome do pânico;
  • Alívio dos sintomas da enxaqueca, artrose, artrite reumatoide e nevralgias.

shiastu-beneficios

Shiatsu – Principais Contraindicações

Embora o Shiatsu ofereça inúmeros benefícios para saúde, ele apresenta contraindicações em alguns casos, que são:

  • Episódios de inflamações agudas;
  • Doenças acompanhadas de febre;
  • Doenças contagiosas;
  • Na ocorrência de fraturas ou luxações;
  • Gravidez (antes do terceiro mês).

Shiatsu – Maiores vantagens

Entre as principais vantagens do Shiatsu está o fato desta técnica não utilizar qualquer tipo de instrumento ou medicamento que possa oferecer danos à saúde.

Todos sabemos como a medicina oriental é sábia. Por isso, optar pela realização de sessões desta técnica de massagem em paralelo com o tratamento convencional é a decisão mais inteligente a ser tomada.

Para adquirir saúde, o corpo precisa de equilíbrio energético e isso é oferecido por esta terapia oriental que cada vez mais é procurada por uma infinidade de pessoas.

Qualidade de Vida

Além de proporcionar diversos cuidados com o corpo, o Shiatsu também favorece o aumento da qualidade de vida, já que sua prática proporciona maior tranquilidade para o paciente, sobretudo durante os momentos de estresse aos quais todos nós estamos sujeitos em nossa sociedade cada vez mais exigente e competitiva.

Equilibrar o corpo e a mente é o grande objetivo da aplicação da técnica de Shiatsu. Os excelentes resultados obtidos são confirmados sobretudo pelas pessoas que já usufruem dos seus inúmeros benefícios, atestando que todo conhecimento oriundo da medicina oriental tem muito mais a oferecer do que nós imaginamos!