mikao-usui

Mikao Usui – A História do decodificador do Reiki

Mikao Usui, um monge budista nascido no Japão em 15 de agosto de 1865 em Taniai Mura (atual Miyamacho), dedicou toda sua vida aos estudos referentes aos métodos de cura através do equilíbrio espiritual.

Também chamado de Sensei, que em japonês corresponde a honroso professor, Mikao Usui exerceu um papel fundamental para que hoje, inúmeras pessoas obtenham todos os benefícios da prática do Reiki, amplamente divulgada a nível mundial.

Sempre afeito aos estudos de história, medicina, psicologia, budismo, ascetismo, entre muitos outros, Mikao Usui obteve uma significativa conclusão:

“O definitivo propósito da vida é alcançar um Na-jin Ryu-Mei, que corresponde a um estado de completa paz da mente ou completa quietude. ”

O decodificador do Reiki iniciou os estudos Zen Budismo no intuito de obter esta completa paz. Contudo, ao não conseguir chegar ao estado de plena iluminação, Mikao Usui decidiu retirar-se e jejuar no Monte Kurama, em março de 1922.

A Luz do Reiki…

De acordo com sua biografia, durante este período, o Sensei foi beneficiado pela energia Reiki que invadiu seu corpo e sua alma, chegando finalmente à iluminação que tanto almejava.

Depois deste período de reclusão, Mikao Usui mudou-se para Tóquio e fundou a Usui Reiki Ryoho Gakkai (Associação Usui de tratamento com Reiki) no intuito de disseminar os conhecimentos e vivências adquiridas por ele.

sensei-de-reiki-mikao-usui

Os seminários ministrados pelo decodificador do Reiki foram se tornando cada vez mais populares.

No ano de 1923, o terrível terremoto Kanto devastou Tóquio, vitimando cerca de 140.000 pessoas e destruindo 700.000 casas, deixando grande parte da população desabrigada.

Em meio a este cenário desolador, Mikao Usui tomou a decisão de oferecer tratamento gratuito às pessoas e famílias devastadas pela tragédia. Desta maneira, a associação cresceu rapidamente, sendo necessária a construção de uma nova instalação, inaugurada em 1925.

Como a prática de Reiki começou a se espalhar por todo Japão, começaram a surgir filiais em várias outras localidades do país, tornando o Reiki cada vez mais conhecido.

Mikao Usui faleceu devido a um colapso no ano de 1925, em Hiroshima, durante uma viagem com o objetivo de ensinar o Reiki.

O legado de Mikao Usui

O objetivo inicial do Reiki era promover a cura de doenças. Entretanto, devido ao aperfeiçoamento da prática e demais estudos e descobertas feitas nas décadas subsequentes à divulgação desta terapia, o Reiki é reconhecido como umas das práticas que mais atuam tanto na saúde física quanto espiritual, buscando o equilíbrio do ser como um todo.

Ao conhecermos a história de vida do monge Mikao Usui, fica muito clara toda importância que este grande mestre teve para toda humanidade.

Sempre conduzido por valores legitimamente altruístas, toda trajetória deste Sensei exemplifica a necessidade de transformarmos aquilo que conhecemos e, acima de tudo, que vivenciamos, em efetiva ajuda aos nossos semelhantes.

A este senso de bem coletivo, deve-se todo sucesso do Reiki, amplamente divulgado em toda parte, favorecendo a saúde e qualidade de vida de inúmeras pessoas espalhadas por todo globo. Tudo isso graças ao emprenho deste grande homem chamado Mikao Usui.