reiki

Reiki – Tudo sobre a Terapia: Benefícios, Princípios e O que é? (Completo)

Cada vez mais pessoas certamente já devem ter ouvido falar a respeito do Reiki. Entretanto, poucas sabem a respeito do surgimento desta prática e tudo que ela significa para a saúde tanto física quanto espiritual.

Para que você possa conhecer mais detalhes sobre o Reiki, preparamos algumas informações básicas quanto a esta, que se transformou em uma das terapias holísticas mais procuradas no mundo. Confira!

 

Índice

  1. O que é?
  2. Quem pode aplicar
  3. Como é uma sessão
  4. Cinco Princípios
  5. Benefícios do Reiki
  6. Curso

Exclusivo: Aprenda a auto aplicar Reiki e curar-se de diversas doenças


O que é Reiki e qual sua origem?

A prática do Reiki foi criada em 1922 pelo monge budista japonês Mikao Usui, fundamentando-se na crença quanto à existência da energia vital universal, simbolizada em japonês por “ki” e manipulável através da imposição de mãos.

O Reiki é uma técnica japonesa de relaxamento do corpo e da mente que, segundo seus adeptos, também promove a cura. Baseia-se na ideia de que uma “energia da força vital” não conhecida flui através de nós.

Desta forma, os adeptos do Reiki consideram que a energia vital possa ser canalizada através da imposição de mãos realizada sobre determinada pessoa.

auto-aplicar-reiki

Quem pode aplicar Reiki?


Embora seja uma prática espiritual, não é necessário ser budista ou membro de qualquer outra religião para aplicar Reiki. Todas as pessoas, desde que em boas condições de saúde física e mental, poderão aplicá-lo.

Como em toda atividade espiritual, o que prevalece é a boa intenção e o desejo profundo de proporcionar à pessoa que deseja receber uma sessão da terapia, o máximo cuidado e canalização de energias benfazejas no intuito dela receber a energia vital indispensável para a saúde.

Entretanto, o recomendável que é apenas os Mestres Reiki, ou seja, as pessoas que obtiveram formação específica para esta prática, sejam responsáveis pela imposição de mãos.

 

Como é uma sessão de Reiki?


reiki-origem

Antes de mais nada, é preciso mencionar que uma sessão não vai além da imposição de mãos feita por uma pessoa devidamente capacitada para isso. Logo, não é utilizado qualquer tipo e objeto ou prática que possa oferecer riscos à saúde e bem-estar do paciente.

O objetivo da imposição de mãos é manipular as energias para canalizá-las nos centros de força do paciente – os Chakras­ – localizados em determinados locais do corpo.

Desta forma, durante uma sessão de Reiki, o aplicador irá impor as mãos ou tocar suavemente algumas partes do corpo, tais como: Cabeça, mãos, pés, costas e tórax.

Toda sessão é realizada de acordo com princípios éticos, sempre mantendo extremo respeito pelo paciente que será atendido.

Durante a sessão de Reiki não é necessário uso de roupas especiais e muito menos que o paciente as tire. O único requisito é retirar os calçados.

 

Reiki funciona?

reiki-funciona

Nos últimos anos, a ciência vem comprovando como o funcionamento dos Chakras são fundamentais para a saúde do nosso corpo, atestando toda sabedoria budista já revelada no início do século passado.

É comprovado que o Reiki proporciona inúmeros benefícios tanto para a saúde física quanto espiritual, auxiliando no tratamento de várias doenças e proporcionando muito mais qualidade de vida para as pessoas.

É importante frisar que não há qualquer tipo de restrição quanto à terapia. Ela é absolutamente indicada para adultos, idosos, jovens e até bebês.

Uma questão interessante é que ele também pode ser aplicado em animais e plantas, atuando de maneira a purificar o ambiente, proporcionando imenso bem-estar para todos que nele moram ou trabalham.

Por isso, não tenha dúvida! Essa terapia consiste num trabalho sério e totalmente embasado com informações científicas, garantindo máxima segurança para todas as pessoas que procuram por esta agradável terapia.

Download – Baixe em seu computador:

tecnica-reiki

 

 

OS 5 PRINCÍPIOS DO REIKI


5-principios-do-reiki

O reiki é uma terapia holística que tem por objetivo proporcionar bem-estar, aliviando sintomas do stress, dores crônicas, favorecer a cura de doenças e também propor uma nova filosofia de vida.

Esta terapia tem sido cada vez mais procurada pelas pessoas que buscam por um legítimo processo de autoconhecimento e conexão com sua essência interior.

Os cinco princípios do reiki buscam atuar no corpo físico, mental, emocional e espiritual no intuito de proporcionar aos indivíduos, um tratamento que possa abranger todos os aspectos do Ser. Estes princípios são:

 

1º Princípio: Só por hoje, não fique com raiva

principio-1-reiki

Este é o primeiro ensinamento sobre os cinco princípios do reiki, que muitas vezes pode até parecer impossível de ser seguido. No entanto, o primeiro passo é começar a trabalhar internamente para compreender as razões que originam a raiva.

Por se tratar de uma energia altamente negativa, a raiva é uma espécie de bloqueadora das energias de cura, o que prejudica todo e qualquer tratamento.

Uma boa estratégia para lidar com a raiva é procurar compreender que cada pessoa se encontra em determinada fase de aprendizado evolutivo e cada uma poderá oferecer apenas aquilo que internamente construiu.

No fim das contas, somos todos aprendizes da vida e buscar agir com paciência e tolerância é imprescindível para obter paz mental.

2º Princípio: Só por hoje, não fique preocupado

principio-2-reiki

O segundo entre os 5 princípios consiste em lembrar-nos de que tudo que acontece na nossa vida possui uma razão, já que sempre conterá uma lição a nos ensinar.

De acordo com os princípios, perdemos um tempo precioso quando lamentamos o passado e ficamos ansiosos com o futuro, já que tais situações nunca estarão ao alcance de nossas mãos. Tudo o que importa é o presente e o que podemos fazer com ele.

3º Princípio: Só por hoje, sinta gratidão pelas bênçãos que recebe

principio-3-reiki

Somente o verdadeiro sentimento de gratidão poderá atrair abundância em todos os sentidos. Por isso, para que o ser humano possa conquistar bem-estar físico é espiritual, é indispensável buscar seguir esta atitude que está estre os cinco princípios: Agradecer.

Muitas vezes, olhamos para aquilo que nos falta. Em nossas orações, pedimos inúmeras coisas, mas esquecemos de agradecer pelo que já temos. A regra é muito simples: Recebemos o que emitimos.

Logo, se emitimos mesquinhez, atrairemos miséria. Se emitimos gratidão, atrairemos bênçãos.

4º Princípio: Hoje e sempre, trabalhe com dedicação e honestidade

principio-4-reiki

Quando somos honestos com os outros, somos acima de tudo honestos conosco mesmo. Para entender o motivo pelo qual o trabalho dedicado e honesto está entre os 5 princípios, basta pensar na seguinte situação:

Imagine você contratando os serviços de determinada pessoa. Você sempre desejará receber o melhor possível. Todos sabemos como pode ser prejudicial e desgastante um trabalho mal feito. Desta forma, por que não faríamos o mesmo?

Quanto recebemos um trabalho para executar, independentemente da sua natureza, devemos executá-lo da melhor forma, sem jamais prejudicar outra pessoa para atingirmos nossas metas e objetivos.

5º Princípio: Hoje e sempre, seja gentil e mostre gratidão com todos os seres vivos

principio-5-reiki

A gentileza é considerada como o amor em ação. Todos nós adoramos receber atitudes gentis e sabemos como nos sentimos bem com elas.

Outro entre os 5 princípios do reiki tem como base a lei do retorno. Ou seja, recebemos bênçãos e gentilezas da vida quando adotarmos a mesma postura para com nossos semelhantes.

Após conhecer princípios fica fácil perceber porque esta terapia abrange uma nova filosofia de vida, já que muito além de favorecer a cura e o bem-estar, ela promove um autêntico processo de autoconhecimento.

auto-aplicar-reiki

 

 


 

4 BENEFÍCIOS DO REIKI


Os benefícios do Reiki, uma prática espiritual originada no Japão e amplamente difundida na grande maioria dos países do mundo, sem dúvida alguma atua de maneira eficaz e altamente positiva na vida de inúmeras pessoas.

Esta prática está baseada na crença quanto à existência da energia vital universal que, de acordo com os ensinamentos antigos, pode ser manipulável através da imposição de mãos feita pelos chamados Mestres de Reiki.

Trazendo a origem do termo para o português, Reiki corresponde a “energia vital divina”, ou seja, através desta prática é possível ativar todos os recursos energéticos que já nos foram concedidos pela Inteligência Universal.

Para que você possa saber um pouco mais sobre esta técnica que vem sendo procurada como forma de tratamento alternativa para inúmeras doenças, falaremos sobre os maiores benefícios.

 

beneficios-do-reiki

 

1 – Redução do estresse

Um dos inúmeros benefícios do Reiki, oferecidos em sua aplicação, consiste na diminuição significativa dos níveis de estresse.

Isso é possível pelo fato deste método terapêutico atuar na transformação de energias ruins em boas, o que proporciona maior serenidade e segurança para que as pessoas possam lidar com situações difíceis às quais todos nós estamos sujeitos.

2 – Tratamento de doenças

Através da imposição de mãos, os Mestres de Reiki atuam nos campos energéticos do corpo, os chamados Chakras, termo amplamente conhecido entre os orientais.

Os Chakras são responsáveis pela harmonia e equilíbrio do nosso corpo físico e espiritual.

Desta forma, para tratar doenças ou até mesmo manter a saúde, é indispensável que eles estejam equilibrados e é justamente este um dos benefícios: Equilibrar nossos centros energéticos.

Ao todo, o corpo possui 7 Chakras, que são: Coronário, Frontal, Laríngeo, Cardíaco, Umbilical, Sexual e Básico.

De acordo com as práticas de Reiki, harmonizar cada um destes centros de força é fundamental para oferecer a cura ou até mesmo alívio quanto aos principais sintomas de doenças graves, como o câncer, por exemplo.

3- Melhora a qualidade de vida

Pelo fato do Reiki se tratar de uma terapia holística atuante na prevenção e tratamento de doenças através da proposição de uma nova filosofia de vida, baseada nos cuidados com o corpo e o espírito, outro dos benefícios do Reiki também envolve propiciar o aumento da qualidade de vida.

Ao harmonizar os centros de força, o Reiki proporciona muito mais disposição para os adeptos desta terapia, favorecendo a prática de atividades físicas e também mais atenção quanto à alimentação saudável.

Esta prática terapêutica também garante um sono mais tranquilo, pois após uma sessão de Reiki, o corpo fica muito mais leve, propício para um descanso revigorante.

4 – Menos doenças, mais saúde

O Reiki também melhora a circulação sanguínea e atua na desintoxicação dos principais órgãos do corpo.

O fortalecimento do sistema imunológico também é um dos excelentes benefícios do Reiki. Isso ocorre porque, durante a sessão, o corpo passa por uma verdadeira “faxina energética”, fazendo com que inúmeros agentes nocivos à saúde sejam prontamente eliminados.

 

Contraindicações do Reiki

É interessante ressaltar que não há qualquer contraindicação quanto à terapia com Reiki, sendo que bebês, crianças, jovens, adultos e idosos poderão usufruir de todos os benefícios desta técnica que tem ajudado cada vez mais pessoas a melhorarem a saúde física, mental e espiritual.

 

tecnica-reiki

 

 


Saiba mais: